ENQUANTO ALGUNS LUCRAM COM A SECA, NORTE DE MINAS EMPOBRECE COM DESERTIFICAÇÃO.

1/3 do território está se tornando “deserto”. Em MENOS de 20 anos, atingirá 2,2 milhões de pessoas no mínimo, forçando-as a deixar o nortão.
Está ACONTECENDO, simples e na cara de todo mundo. Matas ciliares e afluentes já são poucas. Desmatamento indiscriminado, agricultura de qualquer jeito, pecuária desordenada, eucalipto, monocultura em ecossistemas frágeis COM BAIXA CAPACIDADE DE REGENERAÇÃO.
As consequências são CLARAS: baixa capacidade de regeneração do solo, perda da capacidade produtiva, FIM DA BIODIVERSIDADE. Já há municípios com até menos de 4% de cobertura vegetal nativa.
Segundo o governo do Estado será preciso investir R$ 1,3 bilhões para DIMINUIR A VELOCIDADE da desertificação. De acordo Rubio de Andrade, que é o responsável pelo estudo de acordo as fontes; para REDUZIR o fenômeno é preciso aumentar as reservas naturais de vegetação e recuperar os recursos hídricos.
Há quem diga que os estudos acima possuem controvérsias, os links estão abaixo para que vocês possam tirar suas próprias conclusões. Inclusive um deputado da região, de acordo a matéria, discorda do estudo.
Eu acredito que não dá pra contar com “ovo na bunda de galinha”, quando se vê gente prometendo chuva é no mínimo engraçado pra não dizer outra coisa. A falta de água é flagrante, não chove, vários poços abertos sugando água do subsolo. Vai ver água usada de forma IRRACIONAL é infinita e eu não sabia…

Município de Rubim em processo de desertificação, segundo estudos PAE/MG

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/08/03/interna_gerais,674600/areas-do-norte-de-minas-e-do-vale-do-jequitinhonha-correm-risco-de-des.shtml

http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/especialistas-desqualificam-estudo-que-indica-desertificac-o-no-norte-de-minas-1.355230

http://www.painelflorestal.com.br/noticias/voce-e-a-floresta/norte-de-minas-gerais-pode-virar-deserto-dentro-de-20-anos

O Guardião do Povo

About O Guardião do Povo

Autodidata, acadêmico, eterno estudante, eterno aprendiz inconformado com ignorância e corrupção.

View all posts by O Guardião do Povo →