Gênesis – Bereshit 1:1-31. Criação do Mundo – Interpretação e Questionamentos

Começando o nosso estudo sobre a Bíblia, Torá, Alcorão, Pentateuco Espírita, direito, outras ciências, livros, crenças, filosofias e etc.…

Iremos do início, sempre que possível evitaremos saltar partes para consultas a frente dos livros. A razão é porque discordo totalmente desse método, o acho manipulador, mesmo assim é amplamente usado para provar pontos na bíblia, focando obviamente converter ou convencer a outra parte. Então estudaremos de forma linear. A razão deste estudo é questionar, aprender, buscar desenvolvimento pessoal.

No decorrer do estudo ficará evidente que várias partes dos livros são usadas para enganar, manipular, submeter as pessoas à vontade de líderes religiosos inescrupulosos e instituições religiosas que ao invés de libertar, aprisionam, atrofiam a mente dos membros. Bem outros fragmentos serão peças de conhecimento e aprendizado. Mesmo para quem não é adepto de tais crenças.

Como sempre o objetivo é combater a ignorância e corrupção. O mais cômico e triste de estudar livros como a Bíblia é ver como as pessoas a elegem como a VERDADE absoluta. Só pelo fato de ser subjetivo o livro já perde por si só esta característica, ou então adquire de forma ilusória a aparência de verdade por favorecer fanáticos e manipuladores que têm suas vontades milagrosamente, convenientemente afinadas com Deus em pessoa (RISOS), convertendo os fiéis em ovelhas submissas.

Gênesis – Bereshit

Nadando na subjetividade do livro multiuso, acredito que será de bom tom colocarmos dias, como tempo indefinido, pois se levarmos ao pé da letra, será complicado levar o estudo à frente.

Acredito que esta seja a parte mais desinteressante da Bíblia pois é a mais subjetiva e atualmente a impossível de se extrair qualquer precisão.

Antes de tudo, é preciso enxergar que nossa ciência ainda é limitada e que antes da bíblia outras crenças já fizeram questionamentos semelhantes. O que deixa claro que a bíblia jamais pode ser colocada como verdade absoluta de nenhum assunto.

Há quem diga por exemplo que o gênesis relata de forma alegórica o conflito que havia na época. E assim como o restante da Bíblia segue-se todo tipo de interpretação para os mais diversos objetivos.

Gênesis 1:1-31

No princípio criou Deus o céu e a terra.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.

E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.

E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

  • ATENÇÃO:

Aqui há divergência entre as traduções.

Em uma outra tradução da bíblia, foi encontrado a substituição da palavra baleias por MONSTROS MARINHOS. Está errado? Depende, da instrução de quem leu e quem traduziu. Nem todos dicionários trazem que a palavra monstro pode ser referente a baleias, ou mesmo relativo a tamanho como colossal e etc…

Quando lemos a bíblia em outros idiomas também encontramos choques entre as traduções, vamos ver no decorrer do estudo se surge algo para exemplificarmos.

SERVE contudo, como alerta. Se de tradução para tradução ocorre mudanças que afetam a interpretação, imaginem o que ocorre de instituição religiosa para instituição religiosa ou mesmo de pessoa para pessoa. FESTIVAL DE “VERDADES”.  Ou seja, a bíblia é um livro conveniente desde sua criação pois se curva às vontades e intenções humanas.

E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.

E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

  • Aqui em outras traduções trazem no lugar de homem e mulher as palavras macho e fêmea, como na torá por exemplo.

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1

 

O que se pode extrair de aprendizado?

Como já dito, é uma parte onde é impossível com o conhecimento humano atual extrair qualquer precisão ou mesmo apurar a veracidade. Porém se observarmos buscando absorver algo de bom, ou mesmo exemplar, poderemos notar o cuidado, o zelo, com que o Criador, Seres de Luz, Sistema, Força, ou seja lá qual nome que queira dar ao que você chama de Deus, criou o mundo, a vida e toda sua complexidade. No final da obra parou, admirou, refletiu. Será que quando criamos algo, depositamos cuidado, zelo e mesmo depois de pronto, paramos e refletimos sobre nossa criação? Especialmente sobre as consequências de nossas crias rsrs.

Acredito que tal Sistema Supremo, se fosse personificado em algo similar a um humano, ficaria grato e orgulhoso de poder criar tamanho mundo complexo, rico em vida. E assim devemos sempre ser gratos por existirmos, mesmo diante das dificuldades. Devemos sempre estar prontos a lutar para construir um mundo melhor, a colaborar para as gerações futuras, para que sejamos mais similares a divindades inteligentes do que vermes.

Se inscreva em nosso canal: http://www.youtube.com/user/pondocomborra
https://www.youtube.com/user/stanleycolombo
Curta Tudo Super: https://www.facebook.com/TudoSuper
Faça parte de nosso grupo: https://www.facebook.com/groups/tudosuper/
Nos siga no Twitter: https://twitter.com/TudoSuper

O Guardião do Povo

About O Guardião do Povo

Autodidata, acadêmico, eterno estudante, eterno aprendiz inconformado com ignorância e corrupção.

View all posts by O Guardião do Povo →