Livro dos Espíritos Questões 5 e 6. O Sentimento Instintivo da Existência de Deus

5. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus?

“A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma consequência do princípio — não há efeito sem causa.

6. O sentimento íntimo da existência de Deus, que trazemos conosco, não seria o efeito da educação e o produto de idéias adquiridas?

— Se assim fosse, porque os vossos selvagens também teriam esse sentimento?

Kardec: Se o sentimento da existência de um ser supremo não fosse mais que o produto de um ensinamento, não seria universal e nem existiria, como as noções científicas.

Resposta interessante tanto de Kardec como dos espíritos. É possível observar nas civilizações mais primitivas, a menor noção da existência de algo divino.

Seria isso fruto da imaginação? Princípio do intelecto? Será que podemos colocar a imaginação e o intelecto como partes da centelha divina?

Seguindo o princípio da “imagem e semelhança”, podemos acreditar que o ser humano é capaz de intuir quanto ao plano divino. Sendo assim, a evolução e a afinidade com a inteligência suprema não seriam rivais, muito pelo contrário, são aspectos um do outro.

O Guardião do Povo

About O Guardião do Povo

Autodidata, acadêmico, eterno estudante, eterno aprendiz inconformado com ignorância e corrupção.

View all posts by O Guardião do Povo →