Saúde e vida são temas de projeto dos alunos da Escola Est. Oswaldo Lucas

Escola Oswaldo Lucas Mendes assistiram recentemente a uma das mais importantes palestras já feitas em Taiobeiras-MG sobre Saúde.

Kenio Anderson Xavier Sena

Quando falamos que “SAÚDE É VIDA”, estamos felizmente falando sobre a nossa depravada realidade brasileira que se encontra entorpecida de péssimos exemplos, provenientes desde a classe média envolvida com prostituição, drogas e imoralidades políticas à situação da maioria dos brasileiros, mas felizmente existem pessoas tais como nossos convidados palestrantes que nos servem de exemplos para uma adequada avaliação sobre a saúde com qualidade de vida e a importância de uma nova opinião sobre mitos e verdades que precisam ser esclarecidas, multiplicando-se assim projetos que passem a fazer parte do calendário escolar e despertem nos participantes o interesse por uma avaliação sobre os hábitos que favorecem positivamente para uma maior preocupação com uma vida de qualidade.

DSC07049

Tivemos o prazer de ouvirmos a palestrante Janaína Thiely Cardoso Lopes, Pós Graduanda em Nutrição Clínica Funcional, que descreveu a importância de uma Alimentação Saudável, em seguida vigilantes todos ficaram ao ouvirem o palestrante: Nielton Araújo Souza, bacharel e licenciado em educação física e responsável pela Vital Life, academia especializada em musculação que usou das palavras para evidenciar os novos paradigmas da musculação em nossa sociedade atual.

Já o palestrante: Adriano Oliveira Rodrigues, técnico em segurança pública e técnico em defesa pessoal militar. Formado pela policia militar de Minas Gerais e também professor das artes marciais: Muay Thai, Aikido e Jiu-Jitsu; que caracterizou a importância e os benefícios da prática das artes Marciais.

DSC07079

Enquanto os palestrantes explicavam, alguns dos alunos observavam imagens no telão e questionavam sobre a escola que está enriquecendo as aulas: ____ “o tempo está louco!” Fala alguém. ___ Sabemos que preocupar com os benefícios da musculação e de uma alimentação saudável não é o forte da maioria da população. Claro! Contudo existem aqueles que se preocupam e fazem da vida uma preocupação com a saúde física e mental! A palestrante Thiely logo de inicio, evidenciou que para pessoas não conhecedoras sobre os valores calóricos presentes em um pastel, um refrigerante ou até mesmo no sal e chocolates, ela não avalia os benefícios e prejuízos, nem tão pouco a porcentagem possível na alimentação. Ao lado a de se ouvir alguns alunos comentarem:___ “preciso parar de comer tanta besteira, preciso contar o caso para um conhecido meu”!

DSC07118

Pelo meio de tantos alunos e barulhos e comentários escuta-se: “precisamos planejar o tempo e preocupar com uma alimentação e uma atividade física mais saudável”. “É perceptível que não existe uma educação alimentar e hábitos esportivos perdidos ou sem valor”! (Nielton) Pois infelizmente na maioria das vezes os não informados e despreocupados com a saúde compram doces, outros comem pastel, e tomam refrigerante. Já outros na beleza das escolhas compram alface e rabanetes se misturam com cebola, chuchu, couve, laranja. Uma alimentação saudável e necessária! O palestrante e professor de musculação Nielton por sua vez comentou sobre o grande número de brasileiros que começaram a freqüentar as academias habilitadas com profissionais capacitados; assim como também afirmou que não há exercícios errados, mas sim uma falta de boa orientação física que corresponda a cada pessoa e a cada faixa etária. “Todo aquele que procura por uma boa orientação muscular e física reconhece os benefícios para aquisição de uma massa muscular eficiente e a perda de gordura, tendo-se assim uma vida muscular mais saudável”.

DSC07136

Os inquietos alunos tiveram que silenciar-se frente às inúmeras informações transmitidas e apresentadas também pelo palestrante Adriano Rodrigues sobre defesa pessoal, e quase que embriagados os alunos foram inquietados. A morena deixa, escandalosamente, escapar um comentário:
____ “vou ficar muito gostosa e poderosa”! ____ Durante a palestra Adriano estimulou aos alunos uma maior conscientização e preocupação com os hábitos esportivos assim como a importância e os benefícios da prática das artes Marciais, pois quando desde jovens conhecemos esses valores e importâncias, tornamo-nos mais familiarizados com atos de respeito e disciplina e não limitamo-nos ao simples reconhecimento de qualidades do fisiculturismo, para não dizer: temidos e venerados! Pois afinal buscam a imagem social do belo e não uma imagem adequada de saúde!

DSC07145

Nitidamente desejo que nossos alunos tenham percebido que vivemos as fissuras de uma sociedade superada, nisto nós educadores e palestrantes não queremos oferecer opções simplistas de valorização à vida. Os nossos alunos mais do que merecidamente querem aulas e projetos educacionais que sejam eficientes, criativos e inovadores, tais como esse belíssimo projeto elaborado pelo aluno Fernando Rocha e Sária Gouvêa e supervisionado pelos professores Kenio Anderson e Gilvânia, pois não aceitamos a coisificação dos nossos alunos, que a cada dia estão pré-determinados pelo capitalismo e livre concorrência em que quase absoluto reprimem o que é viver autenticamente, e vivem apenas em proveito às marcas e modelos de momento.

DSC07147

Preocupar-se com a vida e com a saúde torna-se necessário a cada momento do nosso existir. Esperamos que nossos jovens preocupem-se mais com a saúde e a vida, em oposição às drogas e prostituição! A conclusão é obvia: a vida não depende de uma abreviação e curto circuito do tempo para ser belo, mas sim é preciso apaixonar-nos pela vida e pela saúde.

SAM_0642

Entrevista sobre o Projeto “SAÚDE É VIDA”

1.      O que é o Projeto “Saúde é Vida”?

Boa tarde Naldo, boa tarde a todos os ouvintes da Rádio Norte Mais. A observar os hábitos das pessoas na sociedade moderna, percebemos que a vida é muito corrida, muito trabalho, muita coisa com a qual se preocupar. Com isso, a saúde fica sempre em segundo ou terceiro lugar. Dessa forma, vemos as pessoas se estressando com facilidade, tendo inúmeros problemas físicos, além de uma alimentação inadequada. Assim observando tudo isso, resolvemos criar esse projeto “Saúde é Vida”, justamente no espaço escolar, onde estão sendo formadas as futuras gerações, de modo que os jovens possam já começar a sua vida, tendo consciência de que é necessário ter bons hábitos de alimentação, de cuidado com o corpo e com a mente, cada vez mais saudáveis. Por isso, criamos este projeto e queremos dar continuidade a ele nas escolas e em toda a sociedade de Taiobeiras. É um projeto, “Saúde é Vida”, que trabalha basicamente com a conscientização, levando profissionais experientes, das diferentes áreas do conhecimento, para dar formação e informação às pessoas, sobre dicas básicas de cuidado com a alimentação, bem como da prática de exercícios físicos e esportes que promovam a saúde.

 2.      Por que foi organizado esse projeto “Saúde é Vida”?

O projeto surgiu da reflexão sobre os males da vida moderna. Quando eu e a Sária Gouvêa, que somos alunos da Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes, estávamos conversando com os professores Gilvânia Cardoso, de Educação Física, e Kênio Xavier, de Filosofia, sobre a maior parte dos problemas que as pessoas enfrentam hoje: estresse, dores, dificuldades com o sono, ou com a concentração, tudo isso resultante de uma vida ditada pelo ritmo sem freio do consumo e do capitalismo. Dessa forma, tivemos a ideia de criar um projeto que reunisse informações e que repassasse esse conhecimento a um maior número de pessoas. O objetivo, claro, é que essas pessoas tomem conhecimento de como adquirir e praticar hábitos mais saudáveis, justamente para romper com esse círculo vicioso, que inevitavelmente leva à doença e ao sofrimento. Assim, criamos o projeto “Saúde é Vida”, cujo próprio nome já diz tudo, para levar conhecimentos de Saúde para os estudantes e suas famílias, de modo que todos tenham uma Vida mais feliz, mais saudável e mais produtiva.

 3.      Quem organizou esse projeto?

O projeto foi elaborado por mim, Fernando Alves Rocha, juntamente com a estudante Sária Gonçalves Gouvêa. Eu sou aluno do 1º ano Ensino Médio e ela é aluna do curso de Magistério. Recebemos, então, a orientação dos Professores Gilvânia Cardoso, Kênio Xavier e Beth Mendes. Apresentamos à diretora Mônica Alves, que aprovou o projeto. A partir daí, passamos à organização do evento de palestras com os profissionais específicos de cada área. Convidamos uma nutricionista, a Janaína Thiely Cardoso Lopes; um técnico em defesa pessoal militar, o Adriano Oliveira Rodrigues, e um profissional de Educação Física, o Nielton Araújo Souza. Esses profissionais tiveram um momento de palestra com os estudantes da Escola Oswaldo Lucas, no qual repassaram várias informações básicas e úteis de como se alimentar corretamente, bem como das melhores formas de praticar artes marciais e atividades físicas que promovam a saúde física e psicológica. Inclusive, na palestra sobre Artes Marciais, o Adriano deixou-nos claro que a prática dessas lutas, desde que haja consciência e orientação de bons mestres, nada tem a ver com violência, pelo contrário, visa o bom senso, a disciplina e o respeito ao próximo. Dessa forma, as artes marciais são um estilo de vida e sua prática requer disciplina, paciência, persistência, autocontrole e lealdade ao seu mestre e ao seu corpo, sempre em integração com o espírito.

 4.      Você teve apoio público ou empresarial?

Tive apoio da empresa Dida Eventos e Gil cantor que colaboraram com o equipamento de sonorização e iluminação. Não tive apoio público, mas espero no futuro poder contar com a prefeitura, pois continuarei elaborando outros projetos atendendo a população taiobeirense.

 5.      As metas do projeto foram alcançadas em curto prazo?

As palestras foram realizadas na escola com a presença de alunos dos três turnos de ensino. A freqüência dos estudantes foi satisfatória. O volume de informações repassadas pelos profissionais que eu já citei foi dentro do que o projeto esperava. Muita informação útil para uma vida mais saudável e proativa. Os profissionais deram palestras claras e enriquecedoras. Dessa forma, considero que foi satisfatório o resultado. O projeto realmente conseguiu sensibilizar os estudantes para uma vida mais voltada para práticas saudáveis. Inclusive houve até uma repercussão municipal a realização deste projeto. Recebi, depois do evento das palestras, várias manifestações de órgãos e setores da administração municipal parabenizando pela realização do projeto “Saúde é Vida”!

 6.      E quais os próximos passos desse projeto?

Queremos em longo prazo fazer uma pesquisa de analise de resultados e se possível desenvolver um trabalho em conjunto com a direção e inseri-lo no Calendário pedagógico anual da Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes, além de levá-lo a outras escolas. Inclusive, queremos dizer que, se as diretoras das demais escolas tiverem interesse, podem entrar em contato comigo, para providenciarmos a realização do projeto “Saúde é Vida” em suas escolas.

AGRADECIMENTOS

 Quero aproveitar, para agradecer a todos os que nos apoiaram, aos professores, os palestrantes: Janaína Thiely Cardoso Lopes – Nutricionista, Adriano Oliveira Rodrigues – Professor de Artes Marciais e Nielton Araújo Souza – Professor de Ed. Física que dispuseram do particular tempo para engrandecer e enobrecer com importantes e valiosas informações as quais esperamos que essa simples iniciativa, atinja um maior interesse dos representantes do município, já que o objetivo do projeto é de cunho social e não meramente particular; também a Escola Est. Oswaldo Lucas Mendes que foi e é a prova viva do compromisso e da responsabilidade para com nossos jovens, liberando seu espaço para efetuarmos este projeto, e em especial a Escola Est. Dr. José Americano Mendes, pois lá obtive as bases necessárias para hoje poder estar servindo à comunidade e à sociedade com um projeto como este, que tem como fundamento a ação social para desenvolver e melhorar a vida de todas as pessoas. Queremos agradecer a vocês da Rádio Norte Mais por nos dar este espaço para divulgar este projeto tão necessário para a melhoria da qualidade de vida de nosso povo.

O Guardião do Povo

About O Guardião do Povo

Autodidata, acadêmico, eterno estudante, eterno aprendiz inconformado com ignorância e corrupção.

View all posts by O Guardião do Povo →