SE O PRESIDENTE ACIONAR O 142. O QUE VOCÊ DEVE FAZER

Depois de Bolsonaro dizer: “A gente se prepara para usar o artigo 142, que é pela manutenção da lei e da ordem”. Houve manifestações de felicidade e outras de tristeza por parte da população.

O Artigo 142 da Constituição trata da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), através da invocação das forças armadas. No caso, o chamado seria feito pelo Presidente da República. Se o Brasil estiver ameaçado, seja por inimigos internos e externos.

As manifestações violentas no Chile, somadas a sensação de insegurança causada pelo julgamento da prisão em 2° instância pelo STF, manchas de óleo com origem suspeita, declarações feitas por políticos de esquerda, insinuando que manifestações similares ocorrerão no Brasil. Estão criando tensão entre a população.

Vamos supor que exista uma estratégia conjunta para desestabilizar o país. A estratégia daria errado, pois a própria população somaria forças para restabelecer a normalidade. E o Brasil, por consequência veria 1964 acontecer de novo.

A maioria da população é favorável ao Art. 142 (GLO). A população brasileira tem dado sinais de impaciência.

Isso é um ponto importante que não pode ser perdido de vista. Pois afasta a possibilidade de manifestações similares a que estão ocorrendo no Chile.

Caso ocorra manifestações violentas, não será estranho ver a população se organizando para defender casas, ruas, bairros e etc…

O QUE FAZER SE O ART. 142 FOR ACIONADO?

Essa parte não é um padrão, hoje trataremos apenas de umas dicas para lidar com momentos de tensão e te manter em segurança.

Antes de se alarmarem, é pouco provável que uma missão de Garantia da Lei e da Ordem seja acionada. Pois a mesma só ocorre quando a situação se torna grave para o país. Mas caso ocorra, é importante que o cidadão saiba como agir.

A primeira coisa é estar ciente que polícia e exército são coisas diferentes. Cada força possui seu papel. Entenda que quando o exército entra em campo. A abordagem é diferente.

Em uma situação como essa. Os agentes vão abordar os cidadãos na rua, pedir documentos, e se necessário, filmar e fotografar. Especialmente se a abordagem ocorrer após o toque de recolher. Prática comum em situações como essa.

Durante tais períodos, é importante evitar deslocamentos, sair menos de casa. É bom ter boa quantidade de alimentos, água, e é claro, condições de defender sua residência caso seja necessário.

No Brasil uma situação como essa inevitavelmente teria consequências maiores. As pessoas estão nervosas, impacientes. A desordem causada por alguns, com certeza gerará resposta dos que querem apenas viver em paz.

Somente pessoas comprometidas com a maldade, ou manipuladas anseiam pelo caos e destruição. A paz, a normalidade, são ambientes propícios para o crescimento e prosperidade.

ESSA PARTE É UM CONSELHO PARA QUEM ANDA ERRADO

Essa parte é um conselho para você que vive no mundo do crime, e para você que ainda não é um grande criminoso, mas é incentivado a tomar o que é dos outros, quebrar o que é de todos, e até mesmo matar.

Se vocês vivem, cometendo crimes, desejando e fazendo mal aos outros. Vocês estão vivendo errado. Ninguém vem a esse mundo para levar uma vida assim.

Quem incentiva vocês a cometer crimes, te cerca com “felicidades” e “facilidades”. Está na verdade destruindo sua vida. Te conduzindo para o caminho errado. Te ordenando, te manipulando a praticar o mal contra seus semelhantes. Na maior parte das vezes isso é feito com sorrisos e palavras bonitas. Se afaste dessas pessoas. Tenha atenção e saiba que a lei do retorno existe. Inevitavelmente você pagará pelo mal que faz, seja nessa ou na outra vida. Se te mandam fazer o mal, afaste-se.

Sem mais para o momento. Que o Deus de Abrahão te abençoe!

About Stanley Colombo

Autodidata, acadêmico, eterno estudante, eterno aprendiz inconformado com ignorância e corrupção.

View all posts by Stanley Colombo →