USA x IRÃ. A COMPLEXIDADE DO ORIENTE MÉDIO E O QUE O BRASILEIRO PODE APRENDER COM O CONFLITO

A REALIDADE DO ORIENTE MÉDIO

Toda e qualquer situação que envolve o Oriente Médio, não pode ser analisada de forma simplista. Tudo é complexo, possui muitas histórias e razões. Ou seja, não se pode rotular os países como bons ou maus. Isso é o caminho mais rápido para o erro.

Desde sempre, os povos que compõe aquela região são experimentados em batalhas, sofrem com conflitos constantes. E cada um desses embates possuem um contexto e muitas razões. Por isso que uma visão superficial estará 100% errada sempre no que diz respeito aquela região.

Se eu disser para vocês, que há poucos anos Irã e Israel eram aliados. A maioria não vai acreditar. E muito menos entender.

A riqueza do Oriente Médio é sua benção e maldição, pois os coloca no centro do interesse de todas as potências. Aqui é onde você deve parar e pensar como o povo desses países vive, a base da pirâmide. Quando você começa a se pôr no lugar de quem vive em Israel, Irã, Iraque, Iêmen, Arábia Saudita, você passa a começar a entender as motivações de cada povo.

A RESPOSTA DE TRUMP

Estados Unidos e Irã estão se enfrentando a anos. Nos últimos tempos, Trump tentou pressionar economicamente, mas agora, agiu de forma militar assassinando o general Qassem Suleimani. O general era uma espécie de um herói nacional para o povo iraniano.

Em termos gerais, o Irã estava em vantagem contra os EUA. Havia avançado em vários aspectos. A morte do general foi uma resposta e um duro golpe no Regime.

A REALIDADE DO POVO AMERICANO

Da mesma forma que falei da realidade dos povos do Oriente Médio, é preciso falar como o povo americano enxerga essa situação.

Para os americanos, me referindo a base da pirâmide. É uma questão de segurança. Eles enxergam isso tudo como combate ao terrorismo.

Por mais que a vida nos Estados Unidos seja muito mais fácil. É um país organizado para prevenir e responder a ataques.

A REALIDADE DO BRASIL

O brasileiro segue brincando, fazendo memes, alguns dizendo que haverá 3° guerra mundial, outros escolhendo lados. Uns Estados Unidos, outros Irã. Os mais desconectados com a realidade acham que o que acontece em outros países não interfere na “vida de novelinha” na qual estão inseridos.

Para a maioria dos brasileiros é como se fosse um fla-flu. É uma visão desconectada com a realidade. E infantil. Para começar, estamos falando de vidas humanas. A base da pirâmide, o dito povão é que sofre. Tanto faz no Irã, Estados Unidos, Israel, qualquer país que venha a ser envolvido no conflito. É o povo quem sofre.

QUEM ESTÁ CERTO? ESTADOS UNIDOS OU IRÃ?

Depende do ponto de vista dos envolvidos. Para começar Estados Unidos são invasores. O que é um ponto crítico. Do outro lado o Irã é visto como terrorista. Ambas visões são rasas. Para definir quem está certo ou errado, seria necessário um estudo profundo sobre o tema.

Para começar a entender a gravidade da situação, se faz necessário “calçar o sapato” das vítimas de todos os países envolvidos.

O QUE O BRASIL PODE APRENDER COM ISSO?

O povo do Oriente Médio, devido ter passado por muitas guerras, aprendeu a ser solidário, se adaptar, lutar. Compreendem o que do dia para a noite ter que levantar correndo para combater, ou salvar a própria vida.

O Oriente Médio e o Brasil possuem muitas coisas em comum. A riqueza desses territórios é objeto de cobiça de todos os países. A prova mais clara disso, foram os incêndios da Amazônia. Onde houve histeria, e tentativas abertas de outros países assumirem controle de parte do território brasileiro. Já o incêndio da Austrália, foi proporcionalmente maior, nem uma palavra dos ditos “salvadores da natureza

O mais triste e ápice da sandice e ignorância, foi ver o próprio povo brasileiro desejando que a Amazônia passasse ao controle de outros países. Isso é de uma ingenuidade e estupidez sem limite.

Mostra o nível de imbecilidade e alheamento do povo brasileiro. Só de ter gente que é contra o direito natural de defesa já mostra como as pessoas estão infantilizadas e vivendo totalmente dependentes da vontade de terceiros.

Vale lembrar que Trump se posicionou favorável ao Brasil. Mas será que Trump será presidente para sempre? O Brasil investe o suficiente em defesa? Essas são questões simples que os brasileiros precisam se fazer diariamente e encarar a realidade na qual nosso país está inserido.

CONCLUSÃO

O brasileiro precisa parar com entretenimento inútil, começar a entender mais sobre o mundo que o rodeia, aprender técnicas de sobrevivência. Entender que a soberania de nosso país é sagrada, combater corrupção, se armar. Ou seja, parar de vez com essa coisa de “vida de novelinha”.

A guerra além de ser indesejável é cara, drena os recursos do país, não possui hora para acabar. Da mesma forma que a corrupção, gera pobreza, escassez. Quem mais paga o preço é o povo.

O povo brasileiro deve tomar partido do Brasil e lutar pelos interesses do Brasil. Se vocês canalizassem essa força para cobrar o que é necessário em nosso país, a realidade seria outra.

Sem mais para o momento que o Deus de Abrahão os abençoe.

About Stanley Colombo

Autodidata, acadêmico, eterno estudante, eterno aprendiz inconformado com ignorância e corrupção.

View all posts by Stanley Colombo →